Vou falar de alguns termos(ou gêneros) de animes:
Shonen,
Shonen em japonês significa garoto, já em relação aos animes e mangás tem um significado mais abrangente. Obras caracterizadas como Shonen (histórias voltadas para pessoas do sexo masculino, porém podem ser vistas por garotas e geralmente também, por qualquer idade) na maioria das vezes deixam os sentimentos um pouco de lado e prezam bastante a amizade e a atividade em equipe, em que o objetivo sempre pode ser alcançado com trabalho duro. O enredo quase sempre mostra cenas de ação e até mesmo de semi-nudez das personagens femininas, prezando bastante a comédia.
No Japão, a mais conhecida das revistas que publicam mangás do estilo Shonen é a Shonen Jump, bastante conhecida por já ter publicado Dragon Ball, e atualmente (2006/2007), Naruto, Bleach e One Piece.
Shoujo,
Do japonês moça, o termo Shoujo designa animes e mangás voltados para o público feminino, porém, não somente a ele. Geralmente apresentam histórias de romance e um pouco de comédia, em que as personagens quase sempre são da mesma idade do público alvo, os adolescentes. As mais conhecidas obras Shoujos no Brasil provavelmente são Sailor Moon e Sakura Card Captors, ambas exibidas na TV aberta.
Tokusatsu,
Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros.
Ova,
Ovas (original video animation) são pequenos filmes ou episódios com um tempo um pouco maior, que geralmente (nos animes mais antigos) mostram a história do(s) personagem(ns) principal(is) antes do início do anime. Um exemplo: Os ovas do Samurai X mostra como ele conseguiu as suas duas cicatrizes no rosto.
Atualmente os ovas estão sendo bastante utilizadas para continuação de grandes animes, como o famoso Cavaleiros do Zodíaco Saga de Hades e Inferno.
Existem ovas que servem apenas para acabar de forma mais alegre ou algo do gênero um anime, como por exemplo o ova de Elfen Lied, foi como um episódio perdido, que envolveu bem mais comédia que no resto de sua história, mas parece que não alcançou a espectativa dos fãs brasileiros.
Yuri,
Do japonês, Yuri "amor de meninas". A palavra é usada para identificar obras que descrevem relações românticas entre mulheres.
Uma derivação é o Shoujo-ai, que teria um conteúdo mais leve do que os mangás/animes Yuri.
Yaoi,
O termo Yaoi foi criado para designar obras não-oficiais, como por exemplo os doujinshis, que continham elementos homossexuais entre homens. Assim como as autoras, o público alvo é o de mulheres jovens e de meia-idade, porém, nada impede que homossexuais e os garotos também tenham interesse pelo gênero, já que as histórias geralmente são bem boladas e contém comédia (exemplo: Gravitation). Ainda assim, os Yaois sofrem grande preconceito, principalmente pelo público Shounen.
Harém,
O termo harém siginifica um conjunto de varias mulheres. Geralmente são aqueles animês onde há várias mulheres para apena um homem.
Mecha,
São aqueles animês que tem robôs gigantes tais como: Neon Genesis Evangelion, Gundam, Code Geass, Heroic Age entre outros.
Bem há outros que não foram incluidos aí, esses são os que lembrei agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário